# 49 - As meninas d'oiro



"(...) Uma rapariga muito bonita, tratada com um desvelo constante e atenções demedidas pelo conjunto da população masculina, incluindo aqueles - a imensa maioria - que não têm esperança nenhuma de obter favores de ordem sexual, e verdade seja dita, muito particularmente por eles, com uma emulação abjecta, confinando certos cinquentões ao gatismo puro e simples, uma rapariga bonita diante da qual todos os rostos se alegram, todas as dificuldades se resolvem, recebida em todo o lado como se fosse a rainha do mundo, torna-se naturalmente uma espécie de monstro de egoísmo e de vaidade auto-satisfatória. A beleza física desempenha aqui exatamente o mesmo papel que a nobreza de sangue no Antigo Regime, e a breve consciência, que começam a ter na adolescência, sobre a origem puramente acidental da sua posição, dá rapidamente lugar a uma sensação de superioridade inata, natural, instintiva, na maior parte das raparigas muito bonitas, que as pões completamente à parte, e claramente acima do resto da humanidade. Uma vez que todos, em redor da rapariga bonita, têm por único objectivo evitar-lhe todos os desgostos, e satisfazer o mais pequeno dos seus desejos, torna-se evidente que ela acaba por considerar o resto do mundo composto apenas por servidores, tendo ela por única tarefa conservar o seu próprio valor erótico - na expactativa de encontrar um jovem digno de receber a sua estima. (...)"
Fragmentos de «uma autobiogradia sem factos». De Bernardo Soares. Mas também de outros.
Dia sim, dia não. Dia sim, dia sim. Dia não, dia não. Quando eu quiser.
Este é o momento para o cigarro que não fumo.
Inspirar [fundo], expirar [calmamente].
Ouvir, em vez dos pássaros, o som ordenado das pautas escritas com os punhos dos Homens.
Qualquer relação entre texto e música poderá ser mera coincidência (ou não).




Disclaimer 1: Este espaço serve ao autor para uma "releitura" de trechos de textos literários ao som de peças musicais, numa conexão que poderá parecer não ter sentido para o leitor. Uma explicação poderá ser encontrada após o contacto com o animador do blog. Ou não.

Disclaimer 2: Os textos, registos sonoros e audiovisuais aqui utilizados pertencem exclusivamente aos seus autores originais.

Disclaimer 3: A imagem que ilustra o topo desta página pertence ao magnífico trabalho de Manuel Casimiro.